Antes de mais nada, é importante determinar o que está fazendo seu site parecer lento. A lentidão (percebida ou real) pode acontecer pelas seguintes razões:


  1. Sua conexão à Internet está lenta
  2. Uma função relacionada a plugin ou tema está tornando o site mais lento
  3. Uma função relacionada a plugin ou tema pode estar impedindo o funcionamento correto do cache
  4. A infraestrutura da BlogLite pode estar de fato lenta por algum motivo


Para eliminar a possibilidade do item 1, faça um teste de velocidade na sua conexão usando o fast.com, por exemplo.


Por que o WordPress fica lento e o que fazer para melhorar isso?


O WordPress é formado por dois componentes, basicamente: o código em PHP e o banco de dados.


Com o tempo, plugins instalados (e ativos) e o crescimento do banco de dados (com a publicação de posts e páginas, bem como atividades dos próprios plugins) podem tornar o WordPress menos eficiente, sobretudo durante o uso do painel (dashboard)


Para resolver isso e mesmo prevenir que tal aconteça, é importante respeitar algumas diretrizes:


Não use plugins demais, nem plugins desnecessários!


Os plugins são um componente incrível do WordPress e permitem adicionar todo tipo de funcionalidade. Entretanto, cada plugin ativado adiciona mais carga ao WordPress, com mais scripts e consultas ao banco de dados a cada vez que um visitante acessa o seu site. 


Desse modo, não importa o quão eficientes e poderosos sejam os servidores: plugins demais vão tornar seu site lento e ineficiente!


Faça uma boa revisão nos plugins ativos. Procure substituir plugins por soluções mais simples. Por exemplo: você não precisa de um plugin para inserir uma caixa da sua fanpage do Facebook na barra lateral, já que isso pode ser feito com a inserção de um simples código que o próprio Facebook gera! 


Em alguns casos, você até mesmo pode substituir um plugin por outro de mesma função e que não sobrecarregue demais o site. Testar é a palavra-chave!


Além disso, tenha em mente algo muito importante: os plugins não têm uma uniformidade quanto à qualidade de seus códigos. Como o WordPress é um software de código aberto, qualquer pessoa (e isso inclui os menos experientes) pode criar plugins. Quase sempre, quando se analisa o mal desempenho de um site, pode-se rastrear o problema até plugins e temas mal desenvolvidos. Por isso é sempre importante buscar plugins de boa origem.


Se você acredita que um plugin está atrapalhando o desempenho do WordPress, fale com nosso suporte. Nós ajudaremos com o diagnóstico e sugestões de solução.



Seu tema também influencia na velocidade de carregamento do site!


Assim como no caso dos plugins, temas também variam muito em qualidade de desenvolvimento. Alguns temas são ultra-rápidos, outros, pesadíssimos. Faça você mesmo o teste: altere o tema para o padrão do WordPress (Twenty Seventeen, por exemplo) e note como o site carrega velozmente. 


Procure escolher um tema bem avaliado quanto ao desempenho e que não seja sobrecarregado de funções. Isso fará uma grande diferença!



Página inicial e quantidade de posts e mídia exibidos


Além das observações acima, tenha em mente que, quanto mais posts seu site carregar na página inicial, mais tempo a página levará para ser gerada e exibida. Se você exibe os posts recentes na página inicial, procure reduzir seu número para que a página de início seja leve.


Isso resultará também no carregamento de menos imagens (as imagens em destaque dos posts), tornando a abertura do site mais ágil para seus visitantes, mesmo em conexões mais lentas (ou pelo celular).



Cache e otimizações especiais sempre ativas


A BlogLite entrega todas as contas com otimizações especiais e soluções de cache que devem permanecer sempre ativas. Nunca desative, por exemplo, o BlogLite SpeedCache e o WP Smush Pro! Eles são componentes essenciais e que se integram à nossa infraestrutura para oferecer desempenho otimizado.


Se por algum motivo você tiver problemas com cache, estes recursos podem ajudar a entender e resolver isso.



Otimização do banco de dados


Com o tempo, o banco de dados do seu WordPress torna-se cada vez maior e com dados pouco otimizados.


Some-se a isso o comportamento de alguns plugins de baixa qualidade, que não apagam os próprios rastros depois de desativados e excluídos.


Com isso, cada operação de consulta ao banco de dados do WordPress (ou seja, basicamente a cada vez que uma página é aberta) vai se tornando mais lenta com o tempo.


Além das diretrizes de que falamos acima - como usar bons temas e o menor número de (bons) plugins quanto possível, é possível otimizar o banco de dados manualmente sem recorrer a soluções altamente técnicas.


O BlogLite SpeedCache permite exatamente isso. Você pode fazer esta operação 1 vez por mês, por exemplo, para garantir que tudo funcione com a melhor eficiência. Uma frequência menor não traz mais benefícios para a grande maioria dos casos.


Para otimizar o banco de dados, faça login no painel de controle do WordPress e encontre o menu superior BlogLite SpeedCache:



Clique em "Configurações". Na página carregada, navegue até a aba "Banco de dados". Você verá a tela a seguir. Selecione todas as opções visíveis. Na opção 'Limpeza automática', defina a frequência para Mensal:



Por fim, clique em "Salvar e otimizar". O processo pode levar alguns minutos para concluir. Note que nem todos os itens serão "zerados", já que o WordPress recria transientes, por exemplo, o tempo todo. Não se preocupe com isso: o sistema de otimização não serviu apenas para limpar dados inúteis do banco de dados, mas também para otimizar sua estrutura interna. A maior parte do trabalho não é visível e portanto vai surtir bons resultados independente da quantidade de itens listados para apagar na tela acima.


Pronto! Agora seu banco de dados estará sempre otimizado e no melhor estado.



Scripts de serviços externos


É importante limitar a quantidade de scripts externos que seu site carrega. Por exemplo, Google Analytics, Adsense, serviços de anúncios de maneira geral, integração com Facebook, etc, carregam scripts externos que podem tornar a navegação do site mais lenta para o visitante.


É importante sempre adicionar novos scripts com cautela, sobretudo quando eles são carregados em todas as páginas do site.



Esta é só a superfície!


Otimização para desempenho é uma arte, e há muito ainda que pode ser feito - algumas das ações são mais avançadas e recomendamos que você não siga tutoriais de outros lugares a esse respeito. Nossa plataforma tem configurações e otimizações especiais, e nossa equipe de suporte pode ajudar com mais eficiência se preciso. Basta criar um novo ticket de suporte e nós ajudaremos a analisar e resolver problemas de desempenho em seu site!