A plataforma BlogLite conta com diversos níveis de cache, estáticos e dinâmicos, para agilizar o carregamento de páginas na visão pública (deslogada) do seu site em WordPress. Ao armazenar parte do seu site em cache, o servidor não precisa gerar uma nova página a cada visita, e, ao invés disso, exibe um conteúdo estático que é centenas de vezes mais rápido de carregar.



A BlogLite usa 5 estratégias de cache para otimizar ao máximo o seu site:


Cache de página


Quando um visitante acessa qualquer uma das páginas do seu site pela primeira vez (do ponto de vista do servidor, não do visitante), seu site gera e armazena uma versão estática dela. Isso é possível através do BlogLite SpeedCache, nossa solução baseada no WP-Rocket, um plugin comercial e licenciado de cache que é considerado o mais rápido atualmente.


NGINX


É um servidor HTTP com desempenho superior ao Apache e que faz cache de recursos estáticos do seu site.


Varnish


É um acelerador de conteúdo dinâmico que armazena dados na memória RAM do servidor, muito mais rápida de ser acessada que o disco (mesmo SSD, já usado em 100% de nossa infraestrutura)


CDN


Quer dizer rede de distribuição de conteúdo. Basicamente, a versão em cache do seu site é replicada para centenas de servidores em todo o mundo, de modo que o visitante acesse os dados a partir do servidor fisicamente mais próximo dele. Nossa metodologia de CDN também otimiza recursos como Javascript e CSS do seu site.


Cache de navegador


Além de todas as soluções acima, seu site encoraja o navegador do visitante a armazenar recursos estáticos como imagens e scripts de modo que, na próxima visita, a velocidade de carregamento seja ainda maior.



A BlogLite usa um cache agressivo das páginas, arquivos CSS, JS e imagens do seu site para o melhor desempenho mesmo sob pico de tráfego. Esses recursos estáticos podem ficar em cache por horas ou mesmo semanas a depender do tipo de arquivo.


Cada um dos caches tem suas regras de esvaziamento, para que sejam eficientes. O SpeedCache tem um recurso que apaga os caches de páginas, Varnish e CDN simultaneamente. Entretanto, essa ação está ligada a ações de dentro do WordPress, como por exemplo a publicação ou atualização de posts e páginas. Quando você publica ou atualiza um post/página, o cache para aquele post e sua página inicial são atualizados automaticamente. Alterar arquivos de temas, por exemplo, é uma ação alheia ao WordPress e portanto não é gatilho para a renovação dos caches.



Se você percebe que, ao publicar ou alterar posts e páginas o conteúdo demora um pouco mais a atualizar na visão pública (deslogada) do site, clique aqui para saber como apagar manualmente os caches.